Comer saud√°vel para um esperma saud√°vel

Comer saud√°vel para um esperma saud√°vel

Até 50% dos problemas de fertilidade estão associados ao factor masculino e o parceiro masculino desempenha um papel vital na concepção - entregando o ADN ao óvulo! Garantir que o esperma é nutrido é vital para aumentar a contagem e a motilidade, melhorando a morfologia e reduzindo a fragmentação do ADN - isto pode ser conseguido através de várias vitaminas, minerais, antioxidantes e probióticos.

Folato

Desempenha um papel na divis√£o celular normal e no funcionamento do sistema imunit√°rio. Pode encontrar folato nos vegetais de folha escura, incluindo espinafres, couve, acelga e br√≥colos. Os homens devem ter como objectivo 400őľg por dia, para garantir que est√£o a obter n√≠veis adequados.

Selénio

Vital para a produção normal de esperma. Uma das melhores fontes é a castanha do Brasil - apenas 2 castanhas do Brasil fornecem a dose diária.

Zinco

Necessário para criar a camada exterior e a cauda do esperma, o zinco perde-se no esperma, pelo que precisa de ser reposto regularmente. As fontes incluem sementes de abóbora, nozes, lentilhas e grão-de-bico.

√ďmega 3

Um √°cido gordo essencial que envolve o esperma e √© essencial para a sua morfologia e ajuda-o a nadar at√© ao √≥vulo. Uma das melhores fontes de √≥mega 3 √© o peixe gordo (salm√£o, arenque, cavala, anchova e sardinha). A recomenda√ß√£o para peixes gordos √© de 2 por√ß√Ķes por semana, pelo que pode utilizar um suplemento como Ultimate Omega.

Licopeno

Presente em alimentos naturais com tons avermelhados como o tomate, a melancia e a goiaba, o licopeno é um nutriente que pode ajudar na qualidade do esperma masculino ao deixá-los mais progressivos e rápidos, de acordo com um estudo do European Journal of Nutrition.


Fibra

Importante para a gest√£o do peso, controlo do a√ß√ļcar no sangue e apoio √† sa√ļde intestinal. Encontra-se em alimentos √† base de plantas, incluindo hidratos de carbono complexos, feij√Ķes e leguminosas, frutos e vegetais e frutos secos e sementes

Probióticos

O esperma tem o seu pr√≥prio microbioma que tem importantes fun√ß√Ķes anti-inflamat√≥rias e antioxidantes. Estudos demonstraram que podem melhorar a motilidade e reduzir a fragmenta√ß√£o do ADN. Os probi√≥ticos podem ser encontrados em alimentos fermentados como iogurte vivo, kefir, kimchi e kefir ou em suplementos.

Vitamina D

Os receptores de vitamina D encontram-se tanto no óvulo como no esperma, pelo que os níveis são importantes para a fertilidade. A principal fonte de vitamina D é a luz solar, por isso, durante o Inverno, o NHS recomenda que toda a gente tome um suplemento de vitamina D durante o Inverno. Os nossos suplementos de vitamina D fornecem a dose necessária.
Voltar para o blogue