Porque devo tomar folato em vez de ácido fólico?

Porque devo tomar folato em vez de ácido fólico?

O √°cido f√≥lico e o folato s√£o termos que muitas vezes s√£o usados ‚Äč‚Äčindistintamente, mas na verdade referem-se a duas formas diferentes de vitamina B9. Embora tenham fun√ß√Ķes semelhantes no corpo, existem algumas diferen√ßas importantes entre eles que podem afetar a sua efic√°cia como fonte nutricional. A verdade infeliz, especialmente no Reino Unido, √© que muitos m√©dicos e parteiras n√£o est√£o cientes das diferen√ßas entre o folato e o √°cido f√≥lico.

√Ācido f√≥lico vs folato: as diferen√ßas

O √°cido f√≥lico √© a forma sint√©tica de vitamina B9 que √© encontrada na maioria dos alimentos fortificados e suplementos diet√©ticos. √Č comumente usado para fortificar gr√£os e cereais, a fim de aumentar a ingest√£o di√°ria m√©dia de vitamina B9 na popula√ß√£o. O √°cido f√≥lico tamb√©m √© adicionado a muitas vitaminas pr√©-natais gen√©ricas, pois √© conhecido por ser importante para o desenvolvimento fetal e em estudos populacionais leva a redu√ß√Ķes de beb√©s que nascem com espinha b√≠fida. Muitas das vitaminas pr√©-concepcionais e pr√©-natais mais vendidas e recomendadas pelos m√©dicos em todo o mundo cont√™m √°cido f√≥lico e n√£o folato, isso √© geralmente porque o √°cido f√≥lico √© um ingrediente mais barato.

J√° o folato √© a forma natural de vitamina B9 que √© encontrada em alimentos como verduras, feij√Ķes e frutas c√≠tricas. Ao contr√°rio do √°cido f√≥lico, o folato n√£o precisa ser convertido pelo corpo antes de ser usado, tornando-se uma fonte mais eficiente e biodispon√≠vel da vitamina. Algumas pessoas simplesmente n√£o convertem o √°cido f√≥lico em B9 folato da maneira esperada e n√£o h√° uma maneira confi√°vel de determinar em grande escala quem est√° ou n√£o a converter¬†o √°cido f√≥lico em B9 sem testes gen√©ticos. Em resumo, √© um pouco de loteria.

Por que tomar folato em vez de ácido fólico?

Existem v√°rias raz√Ķes pelas quais o folato √© uma fonte nutricional melhor do que o √°cido f√≥lico. Em primeiro lugar, algumas pessoas t√™m uma muta√ß√£o gen√©tica que dificulta a convers√£o do √°cido f√≥lico na forma ativa de vitamina B9. Isso pode resultar numa defici√™ncia, mesmo se estiverem a consumir¬†quantidades adequadas de √°cido f√≥lico. O folato j√° est√° na forma ativa, ent√£o pode ser facilmente utilizado pelo corpo.

Em segundo lugar, a ingestão excessiva de ácido fólico pode realmente mascarar uma deficiência de vitamina B12, o que pode levar a problemas neurológicos ao longo do tempo para a mãe e o bebé. O folato não tem este efeito, uma vez que não interfere com o metabolismo da vitamina B12.

Para mulheres grávidas, o ácido fólico é especialmente importante, pois desempenha um papel crucial no desenvolvimento fetal, particularmente na formação do tubo neural, que se torna o cérebro e a medula espinhal. Uma ingestão adequada de folato antes e durante a gravidez pode ajudar a reduzir o risco de defeitos do tubo neural, como a espinha bífida. Na verdade, o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas recomenda que todas as mulheres em idade fértil consumam de 400 a 800 microgramas de folato por dia para ajudar a prevenir defeitos do tubo neural.

Embora o √°cido f√≥lico possa ser uma maneira conveniente de aumentar a ingest√£o de vitamina B9, n√£o √© a fonte nutricional ideal. Consumir uma dieta rica em alimentos contendo folato √© uma maneira mais eficaz de garantir que est√° a obter¬†a forma ativa da vitamina, o que √© importante para a sa√ļde e o bem-estar geral.¬†

Em resumo, a principal diferen√ßa entre o √°cido f√≥lico e o folato √© que o folato √© a forma naturalmente ocorrente de vitamina B9 encontrada em alimentos, enquanto o √°cido f√≥lico √© a forma sint√©tica adicionada a alimentos fortificados e suplementos alimentares. O folato √© mais eficiente e bio-dispon√≠vel, o que significa que o corpo pode us√°-lo mais facilmente do que o √°cido f√≥lico. Al√©m disso, o consumo excessivo de √°cido f√≥lico pode mascarar uma defici√™ncia de vitamina B12, o que pode levar a problemas neurol√≥gicos ao longo do tempo para a m√£e e o b√©b√©. Por todas essas raz√Ķes, muitos especialistas recomendam o uso de folato em vez de √°cido f√≥lico para a sa√ļde geral e durante a concep√ß√£o e gravidez.

Veja aqui os nossos suplementos que contêm folato. 

 

Voltar para o blogue